9.4.16

Há Filmes Do Caraças

Não vejo tantos filmes quanto queria ver. Às vezes nem vejo os filmes até ao fim, já que lá para o meio canso-me e das duas uma, ou nunca os acabo de ver, ou vou vendo às prestações. Foi assim que vi os clássicos Citizen Kane ou o The Third Man (I know, shame on me). Depois há aqueles que são tão maus que se tornam os nossos "péssimos" filmes preferidos e não há nada a fazer, vamos vê-los vezes sem conta, tipo o My Girl ou o Groundhog day (e não são dos piores). Depois também há aqueles que nunca na vida vamos ver porque nem é preciso, sabemos que vão ser tempinho perdido na certa, vão mesmo, veja-se o caso do Avatar (como já não me lembrava do nome pesquisei no google: filme com personagens azuis). Não vi e só com uma Kalashnikov à cabeça é que ponderava, e mesmo assim não sei... só mesmo se me dissessem: "ou vês o raio do filme ou tens de fazer sexo com a Joana Vasconcelos". Aí pronto, papava o filme. Também há aqueles que sou obrigado a ver para a cadeira de cinema contemporâneo, alguns chatos que só eles, onde predomina o cinema de autor que ninguém se lembraria de ver no seu prefeito juízo (L'année dernière à Marienbad de Alain Resnais). Mas isto  para dizer que, volta e meia, lá nos cruzamos com um filme do caraças para não dizer uns palavrões de meter o Saúl Ricardo envergonhado. Aconteceu-me recentemente com o Léon: the professional, de Luc Besson. Ilações a tirar do filme? Há muitas, mas a principal é que a Natalie Portman faz o papel de "Mathilda" de forma brilhante. Já nem me lembro se ela mereceu o Oscar de melhor atriz para o Black Swan, mas de certo merecia por este. Na altura a atriz tinha uns 12 anos!!! É incrível, juro. Se não viram (quando era puto tinha amigos imaginários, agora tenho leitores imaginários), vejam, porque é mesmo de apreciar o talento da fedelha, assim só comparável ao Leonardo Dicaprio em What's eating Gilbert Grape, de 1993. Já se sabe, são filmes que exalam assim um bafo intenso a anos 90, verdade sim senhor, mas who the fuck cares? 



4 comentários:

  1. Adoro o Léon! Tenho uma simpatia especial pela Natalie Portman desde Black Swan, por isso já vi o filme inclinada a gostar. Mas é verdadeiramente brilhante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de rever o Black Swan, mas gosto particularmente dos primeiros filmes dela

      Eliminar
  2. Tenho de ver isto rapidamente. Obrigada pela dica! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja Marta, mas se for muito sensível esteja munida de (muitos) lenços e tape os olhos nos momentos difíceis. Não diga que eu não avisei.

      Eliminar